'Vestir é sempre um discurso sobre atitude'
- closetmixbrecho
- 29 de nov. de 2022
- 1 min de leitura

“Apenas se lembre que, no final das contas, se vestir é sempre um discurso sobre atitude, sentir-se confortável e confiante” – Kate Moss
Descobrir e entender seu estilo próprio além de fortalecer a autoestima pode ser uma forma de transformar o consumo consciente em um hábito. Quando entendemos o nosso estilo pessoal fica mais fácil resistir às tendências sazonais do mercado da moda, que logo tornam-se ultrapassadas dando lugar a outra e assim sucessivamente. Esse ciclo de “modinhas” é uma estratégia do fast fashion pensado para provocar um hábito de consumo recorrente e em larga escala. As roupas produzidas para suprir essa demanda em geral são descartadas após um curto período de tempo, tanto por serem tendências que se tornam ultrapassadas rapidamente quanto por serem produtos de baixa qualidade que logo estragam, tornando-se um grande volume de resíduo têxtil.
Dentro de uma lógica de buscar causar menores impactos ambientais, descobrir o seu estilo pessoal entra como um filtro na hora de fazer compras. Assim, fazemos escolhas de vestuário menos óbvias não buscando apenas marcas e tendências emergentes, mas para como a peça irá nos ajudar a transmitir a nossa identidade como indivíduos, dessa forma comprar por qualidade ao invés de quantidade acaba se tornando um hábito.
O brechó é um ótimo lugar para fazer o exercício de entender o próprio estilo pessoal, a partir da experimentação de peças únicas identificamos o que mais nos agrada e logo percebemos algum tipo de padrão nas nossas escolhas, além disso, o brechó é uma forma de moda circular, uma iniciativa que é amiga do meio ambiente.
Comments